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Nome da Demanda
Desenvolver soluções acerca dos problemas enfrentados pela população em detrimento do transporte ferroviário da cidade de Barra Mansa.
Descrição Resumida
Ao longo dos anos, a utilização da linha ferroviária por empresas de mineração da cidade de Barra Mansa e da divisa, trouxe alguns dilemas à população que dela sofre influência. Utilizando esse tipo de transporte de carga, as empresas não investiram em medidas preventivas de segurança e conscientização visando a salvaguarda da vida da população que reside nas cidades. Sendo assim, faz-se necessário pensar soluções que minimizem os impactos negativos causados por sua utilização.
Benefícios esperados
-Diminuir os acidentes ocasionados pela linha férrea;
-Desenvolver ações de conscientização populacional quanto a passagem de nível.
Detalhamento
A história das ferrovias brasileiras data da época do governo imperial, quando Visconde de Mauá recebe autorização para investir na construção a primeira linha férrea brasileira.
‘’ Menos de dois anos depois, a 30 de abril de 1854, Dom Pedro II inaugurava então a primeira ferrovia brasileira, na diminuta extensão de 14,5 quilômetros. O projeto foi preparado por dois engenheiros ingleses – Guilherme Bragge, que estudou o terreno e Robert Milligan, que fez a planta definitiva da estrada – e a locomotiva do primeiro trem foi a famosa ‘’Baronesa’’ que hoje se encontra no Museu Ferroviário do Rio de Janeiro.’’ (Netto, João Faria; 2013)
O intuito de sua criação deveu-se a expansão da indústria cafeeira, sendo a ferrovia, o principal meio de transporte mais eficaz e econômico de mercadorias. Porém, a destruição e a privatização desmensurada por que passou parte das ferrovias brasileiras, elevaram a utilização sem parâmetros claros de segurança à população.
‘’existiam no Brasil cidades que faziam conexões de cargas e de passageiros de uma ferrovia para outra por terem bitolas diferentes, a exemplo de Barra Mansa e Três Rios no interior fluminense, Cruzeiro e Bauru, no interior paulista. Estas tinham maior movimento de carga e descarga de mercadorias, que faziam baldeações diariamente de uma estrada de ferro para outra’’ (Netto, João Faria; 2013)
O desenvolvimento da linha ferroviária no Brasil tem importantes impactos sociais e econômicos pelo país afora. Segundo do IPHAN ‘’A expansão ferroviária, além de propiciar a entrada de capital estrangeiro no país, tinha, também, o objetivo de incentivar a economia exportadora.’’ A intenção no investimento de uma malha ferroviária cada vez mais eficaz deve-se ao seu principal objetivo de uso: o transporte de café. O produto era o principal insumo da economia brasileira. Conforme apontado pelo site Brasil Escola:
"Ao contrário das nações ricas, onde as ferrovias foram construídas de maneira a integrar seus territórios, as ferrovias estabelecidas nos países explorados tiveram sua estrutura projetada para interligar as áreas produtoras de matérias-primas em direção dos portos, para facilitar o escoamento desses produtos. No Brasil, as linhas férreas também tiveram essa característica, principalmente por conta do ciclo do café, principal produto de exportação do país durante a segunda metade do século XIX e início do século XX."
Ao passar dos anos, a linha férrea brasileira começou a vivenciar os resultados da precarização dos cuidados com manutenção dos ramais existentes. A exemplo dessa pesquisa, a cidade de Barra Mansa, conforme informação extraída do site Estações ferroviárias, teve sua primeira estação inaugurada em 1871. Como consta no referido site, diversos acidentes passaram a fazer parte da rotina ferroviária da cidade, demonstrando assim um despreparo do governo ao gerenciar um importante transporte à região.
A despeito dos acidentes, pode-se citar alguns:
A constatação de um número considerável de acidentes vem de encontro com o crescimento populacional da cidade de Barra Mansa, elevando ainda mais a porcentagem dos casos. De modo a implantar uma cultura de segurança ferroviária, companhias que atuam com trens em Barra Mansa, como a MRS têm investido em alternativas para a minimização dos impactos, como por exemplo a conscientização populacional com visitas às escolas, centros comunitários e motoristas das linhas de ônibus, assim como em campanhas de rádio e tv. Além disso, a empresa tem realizado parcerias com os governos locais para conseguir investimento para programas de eliminação de acidentes. Ainda segundo a MRS a média mensal de acidentes está no mesmo patamar das principais ferrovias europeias e norte-americanas. Aqui no Brasil, o que eleva esse número é a imprudência do pedestre ou motorista quanto a desatenção, pressa, ou má avaliação dos riscos desenvolvidos, além de uso de drogas e álcool.
Contudo, a modernização das ferrovias brasileiras tem exigido o que existe de mais sofisticado em matéria de automação. Os processos de modernização utilizados diferem-se quanto aos modelos de trilhos, quanto a modernização das locomotivas, carros de passageiros e vagões de cargas. Quanto ao investimento em segurança no transporte de carga, visto que as linhas existentes se localizam em cidades com grande volume populacional.
Ao problematizar a situação vigente, é necessário pensar em soluções viáveis quanto a utilização do trem como transporte de carga fundamental a existência das empresas exploradoras de matéria prima utilizadas em seus processos principais. Em acordo com as possíveis melhorias, destaca-se a importância do alinhamento aos planos de desenvolvimento sustentáveis da ONU. Diante do caso, as ODS que fazem frente ao problema são as de número 8 e 9, respectivamente trabalho decente e crescimento econômico e indústria, inovação e infraestrutura.
A partir de toda pesquisa levantada faz-se necessário elencarmos soluções diante do problema exposto:
Desenvolver soluções acerca dos problemas enfrentados pela população em detrimento do transporte ferroviário da cidade de Barra Mansa.